Para refletir -->

domingo, 19 de julho de 2009

MIRA-Projeto

O que é MIRA?

MIRA (Ministério de Integração e Relacionamento para Adolescentes). A palavra, por definição, significa “ato ou efeito de mirar”, ou “ato de olhar fixamente” para algo ou alguém. Sabemos, contudo, que a única forma de alguém “olhar fixamente” para a beleza do Senhor, é se o próprio Senhor permitir que tal beleza seja vista.
MIRA é um projeto para adolescentes que tem o propósito de reunir os mesmos em uma programação atraente a sua faixa-etária, mostrando-os soluções e orientações para as questões do seu cotidiano à luz das Sagradas Escrituras.
MIRA, como o próprio nome já sugere, é um projeto de integração e relacionamento para adolescentes cristãos e não-cristãos. Ao mesmo tempo em que os adolescentes cristãos são fortalecidos pela comunhão mútua, também se envolvem na tarefa de compartilhar a sua fé com aqueles que ainda não conhecem a Cristo, integrando estes a um ambiente saudável e de novas perspectivas de vida.
MIRA, através das suas programações, unirá o entretenimento a uma reflexão bíblica que impactará a vida do adolescente, conforme seja da vontade do Senhor. Através do entretenimento, adolescentes não-cristãos serão atraídos para se chegar ao nosso meio e através da reflexão bíblica ouvirão a respeito do amor de Deus. Tal reflexão poderá ser feita através de uma entrevista com um tema interessante e pertinente para o contexto adolescente.

Por que MIRA?

Porque visa cumprir os propósitos para o crescimento da Igreja, com base em Atos 2:42-47: Comunhão, Discipulado, Adoração, Serviço e Evangelismo.
O projeto visa ser um facilitador para que os adolescentes se relacionem uns com os outros (comunhão), sejam acompanhados e treinados (discipulado), aprendam a viver uma vida de reconhecimento pela graça e bondade do Senhor (adoração), trabalhem neste ministério multifacetado (serviço) e tragam e convidem outros adolescentes para participarem do mesmo (evangelismo).

Como funcionará?

MIRA funcionará aos sábados, a princípio em um sábado por mês. Ele começará às 17h com a parte de entretenimento: jogos de mesa (sinuca, totó, ping pong, dominó e xadrez), playstation (projetado em um telão ou conectado a uma televisão), e em certas ocasiões faremos um cinema.
Após a parte de entretenimento, começará às 19hs, o momento de cânticos. Após os cânticos, teremos a entrevista ou pregação. Às 20h, teremos 15 minutos para um momento de avisos e divulgação de novas programações, bem como de desafio para que os presentes convidem amigos para a próxima reunião. Às 20:15h, teremos um momento dedicado ao humor, onde peças de teatro poderão ser apresentadas. Às 20:30h, abriremos a cantina e será permito mais 30 minutos para os jogos. A programação, como um todo, será encerrada às 21h.

Com quem contar para a equipe?

Precisamos de jovens e adolescentes que se interessem em servir nas seguintes áreas:
* Equipe de montagem. Deve montar os vários jogos. Será responsável também em disponibilizar os recursos para os jogos, como bolas, etc. Deve ainda monitorar cada um dos jogos para verificar o bom uso e andamento dos mesmos;
* Equipe de imagem. Esta equipe deve montar e desmontar o data-show e o laptop, bem como operá-lo na hora da programação. Deve também providenciar, antecipadamente, vídeos de bandas que possam ser mostrados na hora dos jogos. Se possível, deve providenciar um site, blog, comunidade no orkut, para que as pessoas possam interagir, dar sugestões e saber das datas das novas programações e eventos;
* Equipe de segurança. Ficará responsável por controlar quem entrará nas dependências e também por observar as atitudes das pessoas no decorrer da programação. Esta equipe deve ter um revezamento entre pessoas que permaneçam no portão e pessoas que circulem nas dependências;
* Equipe de recepção. Será responsável de dar às boas-vindas e anotar o nome dos visitantes e os dados para que possamos cumprimentá-los no momento posterior aos avisos dados no palco e mantermos um contato extra-evento;
* Apresentador (apresentadores). Serão aqueles que farão a abertura da programação (momento anterior aos cânticos), e serão responsáveis de fazer as perguntas para os entrevistados. Funcionarão como moderadores entre o entrevistado e o público que levantará as suas perguntas.
* Equipe da cantina. Deve organizar as comidas que serão servidas no dia da programação, tentando conseguir patrocinadores para as mesmas. Deve também servir os lanches nos horários em que a cantina esteja liberada.
* Equipe de teatro. Será responsável por organizar peças que tenham a ver com o tema que será abordado na entrevista, bem como pela parte humorística.
* Equipe de música. Escolherá e ensaiará os cânticos para o dia da programação. Será responsável também em preparar as projeções com as letras e disponibilizá-las para a Equipe de imagem.

Cada equipe deverá ter um líder. A equipe, como um todo, reunir-se-á regularmente para organizar as programações e definir as necessidades e ações. A mesma equipe, após o término da programação, deverá ajudar a Equipe de montagem na desmontagem do equipamento, bem como fazer uma limpeza geral no local, para que tudo fique organizado para a EBD no domingo pela manhã.

Oração

Precisaremos de pessoas que estejam orando pelo projeto e pelas vidas daqueles que estarão ouvindo a Palavra de Deus. Mesmo em suas residências esses irmãos e irmãs podem interceder pela equipe e participantes do projeto.

Programação

Antes de darmos abertura à primeira parte, a parte do entretenimento, a equipe se reunirá rapidamente para repassar o roteiro e orar junta.
O palestrante convidado terá uma cópia da ficha de perguntas, a qual o moderador ou apresentador se utilizará no momento da entrevista. Após a primeira parte da entrevista (visão panorâmica do tema), o apresentador abrirá para que o público faça suas perguntas.

Junte-se a nós para servirmos e glorificarmos ao Senhor!

No Amor de Cristo,
Clovis Alexandre Oliveira
Coordenador Geral do MIRA
http://www.miraupa.blogspot.com/
clovisalexandre@gmail.com

7 comentários:

  1. meu coordenadooor:D tah ótimo o site e suas idéias p esse ano na UPA...espero q todos gostem tbm, até pq p eles eh td preparado com o maior carinho e dedicação!!!:D

    ResponderExcluir
  2. Oh, Deborinha!!! Valeu!! Fico feliz em ouvir suas palavras, :-) Vamos servir ao Senhor juntos!!!!!! Huahauhauh! :-)

    ResponderExcluir
  3. pow clovis.. ta muito bom vc na UPA, tou adorando essa ideia de você ser lider, pena que moro longe mas amo essa UPA e pretendo acompanha-los em tudo mesmo distante..você já ta entrando com uns projetos muito bons.. parabéns e que Deus te abençoe..

    ResponderExcluir
  4. Valeu, Dai! Glória a Deus!!! Vc pode estar conosco sim mesmo distante, pq "o amor faz o mundo menor", :-) Aí, a gente pode ir um dia pra tua casa e dormir todo mundo lá, hahaha! Brincadeira! abraço

    ResponderExcluir
  5. pode mesmoo.. é so marcar.. hehehehe

    ResponderExcluir
  6. Crovinho ta super legal o Blog, amei o toca fitass!!! super criativo!!

    ResponderExcluir
  7. Gostei tb Vanessa!!! Foi arte do Pedrão!! Dá até pra vc passar as músicas e pausar como num toca-fitas normal. :-)

    ResponderExcluir